MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ



 Sabe quando você trabalha há muitos anos numa área e depois não consegue se enxergar mais fazendo aquelas atividades?


Então, bate aquela angústia, aquela desmotivação e você pensa em abandonar tudo. Mas, em contra partida lembra das despesas fixas e responsabilidades que já possui com o seu salário e que talvez você seria um "louco" em sair transitando para outra área/profissão.

"Reflete diariamente sobre isso e pensa que não exerce esta profissão atualmente por amor, pois com o passar do tempo foi indo no fluxo das empresas que trabalhou e nas exigências de formação que haviam, mas a sua verdadeira vontade no fundo não era isso."

Parece doido pensar desta forma? mas, é a realidade de uma grande parcela das pessoas.

Há alguns anos conheci uma advogada que tinha um currículo espetacular, com pós- graduação/ mestrado etc. Ela tinha mais de 20 anos de atuação e muito sucesso na área jurídica, mas me relatou numa conversa que não se sentia completa, pois o seu sonho sempre foi ser artista plástica. Porém, seu pai nunca permitiu que ela seguisse por este caminho e na visão dele era perde de tempo e ela passaria fome. Então, acabou seguindo da tradição da família de doutores.

Nem sempre escolhemos nossas profissões por termos aptidão ou por ser algo que gostamos de fazer. É comum vermos os pais decidindo a área que o filho deve estudar pensando na questão financeira, outra situação recorrente é a pessoa se formar numa área pelo fato de trabalhar com aquilo, sendo assim a empresa pressiona e ele se forma para poder manter o emprego e com passar do tempo o salário aumenta e ganha tempo de casa e o medo de mudar toma conta de tudo.

A primeira coisa que alguém que busca fazer uma transição de carreira precisa é compreender que é realmente um novo mundo, um novo desafio. Você a princípio vai precisar ser mais flexível, ainda mais se nunca teve uma experiência naquela área.

Alguns passos importantes a fazer e a considerar:

  1. Fazer uma pesquisa de mercado ( Faixa salarial, cargos, subsistemas daquela área, demanda de oportunidades)
  2. O que é necessário de conhecimento técnico ( o que as empresas pedem)?
  3. Dentro das experiências que já tenho, o que pode se relacionar com a área nova?
  4. Planejamento Financeiro para poder ficar mais estável, caso aceite uma proposta que o salário seja diferente do seu atual.
  5. Fazer networking e entrar em grupos de pessoas que sejam desta nova área, afim de aprender um pouco mais e trocar informações, receber dicas e orientações de quem tem mais experiência.
  6. Conversar com os familiares ( filhos, esposa, esposo) sobre esta decisão de mudar, saber o que eles pensam sobre o assunto.
  7. Ter um mentor, alguém da área que já passou por tudo isso para que possa te ajudar a destravar e se desenvolver após o novo desafio.

Estes são alguns pontos que podem dar um norte de como iniciar este processo de transição. Pode ser uma decisão complicada de início, mas se for bem planejada e pensada o profissional consegue ter êxito. Trabalhar com algo que nos toca à alma é diferente de trabalhar na mecanicidade do sistema, você não sente o cansaço que sentia quando fazia por obrigação, a sua dedicação e alegria em executar aquelas tarefas são diferentes, se sentirá mais pleno e seguro e aquele aperto no peito ou sentimento negativo não surgem mais.

Então não tenha medo do novo, uma vez lí uma frase que me marcou bastante:

"Escolhe um trabalho que goste e não precisará trabalhar nenhum dia de sua vida"

E você conhece alguém que passou por este processo de transição de carreira/ área?

Se quer estar por dentro de assuntos de recolocação profissional e carreira e enviar suas dúvidas para eu responder em vídeo, segue lá nossa pagina no instagram: @paloma.lopeshrconsulting

Paloma Lopes

Consultora de carreira na Lopes HR Consulting e Instrutora Lidero

#emprego #empregos #recursoshumanos #recolocacaoprofissional #vagassp #palomalopeshrconsulting

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos