5 passos para uma recolocação profissional eficaz

 Olá querido leitor, 

Sabemos o quanto é difícil tomar certas decisões na vida profissional, principalmente quando falamos sobre mudar de emprego estando empregado ou mesmo procurar emprego no desemprego. Ambos são situações desafiantes, pois pedir as contas e encarar algo novo onde não sabemos se dará certo é um risco assumido e estar desempregado e procurando emprego gera preocupação por imediatismo, até pelo fato dos boletos não pararem de chegar em casa.

Mas, independente da sua situação atual algumas medidas podem ajuda-lo a ter uma qualidade nesta nova busca do mercado para que consiga ter êxito na sua procura. 


VAMOS AO PASSO A PASSO:

FINANCEIRO

Primeiramente é necessário planejar a sua recolocação profissional. Analisando seus recursos atuais como por exemplo: "Se eu pedir as contas, por quanto tempo consigo me manter até conseguir emprego novo?". " Eu tenho uma reserva que me possibilite manter por pelo menos 6 meses? ".

Caso eu não tenha, como poderei fazer esta reserva? 

Eu consigo reduzir alguns gastos ? Como farei esta programação? Há pessoas que podem me dar suporte enquanto busco esta nova oportunidade ? ( Esposa, marido, mãe e pai).

Se eu for desligado da empresa, quanto de recurso financeiro eu terei para conseguir me manter? E por quanto tempo? 

Você deve olhar para a sua situação e planejar para que não haja surpresa desagradável e ter que aceitar qualquer proposta que poderá ser até pior do que o atual emprego pela preocupação com as contas. Por isso o planejamento financeiro será um tremendo diferencial. 

MEUS CONHECIMENTOS EM RELAÇÃO AO MERCADO

Saber o que o mercado está exigindo de conhecimento técnico pra sua função é imprescindível para que tenha um diferencial competitivo e não fique em desvantagens na triagem das empresas. Então busque se atualizar, e olhar para o recurso financeiro para conseguir programar uma forma de adquirir aquele conhecimento técnico. 

Como fazer isso? 

  • Leia Livros
  • Busque por artigos de revistas 
  • Faça cursos on-line que costumam ser mais acessíveis do que presencial
  • Faça cursos gratuitos 
  • Veja possibilidade de descontos e bolsas de estudo  
PARA ONDE EU QUERO IR?

Não deixe a sua carreira jogada, sem imaginar onde quer chegar ou trabalhar. Defina objetivos de como quer que seja a empresa nova, localidade, salário e benefícios , seguimento de mercado. Mapeie boas empresas para trabalhar, siga nas redes, pesquise como são os processos seletivos ( tem Rh interno ou contratam algumas consultoria?) Neste caso, qual consultoria ?Como enviar CV para eles? 

O maior erro é pensar que só a empresa que escolhe o profissional, mas você também pode escolher a empresa que quer trabalhar. 
Não necessariamente precisa definir o nome da empresa, mas coloque na caneta o que gostaria de encontrar neste local. Te garanto que isso o ajudará no momento de fazer a entrevista.

CANDIDATURAS PENSADAS

Aqui você deverá ter critérios nas candidaturas de vagas, enviando somente para empresas que tenham oportunidades abertas e que você cumpra com os requisitos solicitados. Panfletar currículos em e-mails não funcionam. Caso se interesse muito por uma empresa que não tem vaga no seu perfil, deixe o currículo no site ( Banco de talentos), pois o mesmo permanecerá no acesso de qualquer selecionador. 


TIRAR UM TEMPO DO SEU DIA PARA SE DEDICAR A CANDIDATURAS

Planeje sua agenda para conseguir analisar o mercado de oportunidades diariamente, mantenha a disciplina para que a sua busca seja eficaz. Mesmo que não haja vagas, vai utilizando LinkedIn com ferramenta de networking para manter pessoas por perto. 

Procurar emprego dá trabalho, não desanime... Ninguém fica desempregado para sempre. Por isso é importante além dos passos mencionados anteriormente, buscar cuidar da inteligência emocional. 

#emprego #vaga #recolocaçãoprofissional #sãopaulo #brasil #brazil #entrevista #palomalopes

Você gostaria de apoio na recolocação profissional? Fale comigo

paloma.lopeshrconsulting@gmail.com  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ