Qual motivo de candidatos experientes serem reprovados na entrevista? E quais pontos são observados pelo R&S para aprovar um candidato?


1º Texto da série: Como ser aprovado na entrevista de emprego?



Qual motivo de candidatos experientes serem reprovados na entrevista? E quais pontos são observado pelo R&S para aprovar um candidato?

Em meio aos tempos de crise, muitos brasileiros se depararam com as reduções no quadro de funcionários realizados por empresas em todo país. O aumento do desemprego ocasionou o crescimento da concorrência de mercado em todos os setores, são muitos profissionais qualificados disputando a mesma vaga e a tão sonhada recolocação profissional.

Mas o que leva profissionais tão capacitados tecnicamente serem reprovados na entrevista?

Como profissional de RH, posso afirmar que o candidato não deve ter somente a habilidade técnica, mas um bom perfil comportamental e demonstrar interesse na oportunidade no qual concorre. Nesta busca se faz necessário estratégia, pense que você não sabe quem te entrevistará e o que te espera durante o processo, por isso vá preparado.

O maior índice de reprovação é mais frequente devido as atitudes negativas demonstradas na entrevista, pois se o candidato foi selecionado é porque o mesmo possui conhecimento e experiência naquele ramo, mas é necessária uma boa postura.

 Na seleção levamos em conta muitos aspectos como:

  1. Candidato demonstrou conhecimento sobre a empresa?
  2. Postura: Como se apresentou? Estava seguro? Expressou -se com clareza? Demonstrou sinceridade? Tem interesse na vaga?
  3. Assiduidade/ pontualidade: Chegou no horário? Se aconteceu algum imprevisto houve preocupação de informar?
  4. Apresentação: Roupas adequadas.
  5. Conhecimento e experiência na função.
  6. Personalidade adequada a função e a cultura organizacional.
  7. Currículo bem estruturado.
  8. Bom rendimento nos testes eliminatórios como: Dinâmicas, estudo de caso, apresentações etc.
  9. Pró atividade. 

Estes são alguns pontos que farão toda a diferença para que você consiga convencer o selecionador ou gestor da área que possui pontos positivos para aquela função, para maximizar suas chances é importante que considere pôr em prática os pontos citados acima antes de participar de qualquer entrevista. Não permita que o seu nervosismo e falta de preparo coloquem uma barreira na sua recolocação profissional.

                                                                                                               






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ