Como fazer o currículo ganhar visibilidade?



Resultado de imagem para currículo desenho

Quais ferramentas posso utilizar para que meu currículo seja notado?
Você pode utilizar de outros meios para ganhar a visibilidade!

Hoje a internet facilitou muito a busca de emprego, tanto para o selecionador divulgar as oportunidades tanto para o candidato ter conhecimento das vagas facilmente. Há muitos meios de ter uma assertividade maior em conseguir participar de uma entrevista, abaixo segue algumas dicas que aumentará a visualização do currículo.

CONCORRENTE MERCADOLÓGICO/ BANCO DE TALENTOS: Além dos cadastros realizados nos sites de empregos convencionais, é interessante cadastrar-se no banco de talentos das grandes empresas, o R&S costuma olhar currículos que estão no TRABALHE CONOSCO justamente porque há uma chance de encontrar com mais facilidade candidatos no perfil e experiência no mesmo ramo da organização.

DICA: Cadastre seu currículo no site das concorrentes mercadológicas de suas antigas empresas (mesmo nicho de mercado), aumentará as chances de ser chamado na entrevista pelos motivos citados a cima.

O interesse é o seu aliado: Outra forma de aumentar a probabilidade de conseguir a tão sonhada entrevista é pesquisar. Pense que é necessário a estratégia no momento da busca por emprego, então faça um levantamento na internet de vagas na sua área e nome das empresas e consultorias que estão trabalhando as oportunidades e entre em contato com elas. Peça para falar no RH e explique que viu a oportunidade, que possui experiência e gostaria de encaminhar currículo. Desta forma você está demonstrando interesse pela empresa e entregará o currículo nas mãos certas, a probabilidade de conseguir passar uma boa imagem e que seu currículo seja visualizado é bem maior.

DICA: Não fique ligando toda semana para saber da vaga. Fez o primeiro contato aguarde o retorno, se estiver no perfil provavelmente retornarão à ligação. E não envie currículo todos os dias, pois passará a imagem de ansiedade e causará incomodo.

Networking: É uma ferramenta que o auxiliará muito. Redes como Linkedin, todavia auxilia em contato de mercado, vagas e conteúdos que agregarão muito na sua bagagem intelectual, além da chance de mostrar seu conhecimento através de debates e artigos que o fará ser notado. Ao adicionar um contato mande uma mensagem, estreite as chances de ter bons relacionamentos no meio corporativo e procure ajudar. Mas como assim ajudar? Compartilhar informações que agreguem conhecimento a todos de sua rede, ser prestativo quando algum colega pedir ajuda. Exemplo: Digamos que você tenha uma boa habilidade no EXCEL e tenha planilhas prontas que ajudam no dia a dia, poderá compartilha-las e desta forma estará mostrando suas habilidades e isso poderá abrir portas.

Redes sociais aliado dos candidatos: O Facebook e WhatsApp possui muitos grupos de RH e páginas nos quais publicam vagas diariamente. É interessante que comece a seguir e ficar por dentro e não esqueça de pesquisar a idoneidade das informações publicadas.

Estruture seu currículo do site: Algumas vezes quando nós profissionais de RH fazemos a triagem nos sites de emprego, visualizamos currículos confidências que dificultam o acesso as informações sobre o candidato exemplo: nome, região em que reside, telefone e E- mail.  E muitas perdem chances de serem chamados para entrevista. Então não deixe seu currículo confidencial. Procure deixa-lo claro e todos os dados atualizados. Aqueles que estão trabalhando e têm receio ser descoberto, há alguns sites como a Catho que têm a opção de bloquear envio de CV, somente deverá informar o nome da empresa que almeja bloquear.

Tenha um bom currículo: Faça um currículo bem estruturado sem erros de português e sem informações confusas. Caso tenha dúvidas se o mesmo esta atraente, pague ou peça a um profissional de RH que elabore um mais adequado ou mesmo solicite uma análise detalhada no qual ele possa apontar as melhorias a serem feitas.

Indicação: Esta é uma boa opção, entregar currículo para os amigos encaminharem aos RH’s das empresas que trabalham. Mas não entregue a qualquer conhecido, entregue somente a aquelas pessoas que realmente torcem pelo seu crescimento profissional. É muito comum o currículo ser entregue nas mãos erradas, que nem mesmo farão a gentileza de encaminhar para o RH.

Cadastros em agências de emprego e terceirização: Muitas agências disponibilizam quadro de vagas possibilitando que os candidatos compareçam, preencham o formulário e façam a entrevistas sem prévio agendamento. Estas costumam priorizar a agilidade no fechamento de vagas, então se você tiver o perfil tem grandes chances de empregar-se rapidamente.

Site profissional: Existe um artifício muito interessante e não muito conhecido, o mesmo nada mais nada menos que um currículo em forma de site. Onde você poderá detalhar de forma criativa seu profissionalismo. Recomendações (colegas de trabalho, gestores e clientes), experiência, especializações, projetos de sucesso que desenvolveu e contato profissional. Poderá colocar algumas características do seu trabalho, formas de gestão e o seu diferencial. Disponibilize o endereço do site no Linkedin, para aqueles que possuam o interesse no seu perfil conhece-lo com mais afinco.

Eventos corporativos e cartões de visita: No Linkedin e alguns grupos do Facebook costumam organizar eventos corporativos como: workshop, palestras e debates de convidados em algumas vezes a entrada é franca. É interessante comparecer nos eventos e levar cartões de visita e nos momentos oportunos trocar contatos e informações profissionais com os demais convidados, as vezes será de uma reunião dessas que abrirão novas chances de negócio. No cartão deixe informações: Seu nome, área de atuação, telefone e-mail e site (caso tenha), procure deixar um designer profissional que transmita uma boa imagem.

Acredito que estas dicas ajudarão bastante aqueles que buscam um lugar ao sol, breve postarei a parte II.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ