A era da desmotivação nos processos seletivos

Resultado de imagem para CANDIDATO DESMOTIVADO ENTREVISTA

Segundo o site valor econômico, o Brasil até o final de 2017 estará com uma taxa de desemprego de cerca de 12,4% , um ponto percentual a mais que o ano passado  cerca de  1 milhão e 200 mil desempregados a mais, totalizando em média 13,6 milhões de pessoas em busca de emprego.Estes dados são baseados pela estimativa da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

“Ao apresentar o relatório sobre as perspectivas sociais e do emprego no mundo, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, advertiu que os desafios no mercado de trabalho são particularmente graves na América Latina, afetada pela crise no Brasil, e alertou para aumento do descontentamento social”.

Contudo sabemos que todos os dias vemos milhares de vagas sendo divulgadas em sites de empregos e redes sociais, mas a demora em relação aos processos seletivos perpetua e causa um grande descontentamento na maioria dos brasileiros.
Diariamente em redes como LinkedIn que há uma interação social entre os membros, visualizamos diversas postagens descontentes com o posicionamento de muitas empresas, geralmente partem dentro dos tópicos abaixo:

1º Falta de feedback
2º Falta de planejamento nos processos seletivos
3º Ausência de dados na publicação de vagas

A FALTA DE FEEDBACK EM TRÊS ÂMBITOS:                                                                                 ü  Profissionais que enviaram seu currículo para a vaga e não receberam nenhum posicionamento.
ü  Profissionais que participaram do processo seletivo (etapa de entrevistas e testes) e não receberam retorno ou informações sobre fechamento da vaga.
ü  Profissionais que veem a mesma vaga circulando por meses na rede e não sabem o real status.

FALTA DE PLANEJAMENTO NOS PROCESSOS SELETIVOS: 
ü  Candidatos que comparecem ao processo e são eliminados no perfil técnico- Erro do R&S no processo de triagem técnica. 
ü  Profissionais que esperam 2 horas ou mais para participarem da entrevista.
üProfissionais que ficam por horas no processo seletivo devido ao número exorbitante de candidatos.
ü  Falta de informações na publicação das vagas como: Cidade, estado, pré-requisitos, data limite de envio.

Levando em consideração as queixas percebemos o grande descontentamento dos candidatos com o setor de Recursos Humanos.

A desmotivação paira a partir de aspectos que por sua vez poderiam ser tratados com um tato maior pelas empresas. Uma cobrança mais enérgica sobre como estão sendo realizados os processos de feedback e planejamento das entrevistas, visando preservar a imagem da empresa e o respeito com os candidatos que possui interesse em ingressar no grupo.

Hoje as postagens com maior número de visualizações e interações são justamente as que criticam as condutas dos profissionais de RH. Podemos ver que não são fatos isolados, é algo constante!
Toda empresa deveria adotar um mecanismo de avaliação, para descobrir qual a percepção que os candidatos possuem sobre o processo seletivo e desta forma poderiam ter meios de trabalhar as falhas internas no fluxo da seleção.


É uma pena perceber o grande número de profissionais descontentes com os processos seletivos, visto que o RH é o setor que deveria trabalhar a essência do ser humano.

Fonte inicial- 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ