LinkedIn e os caçadores de Likes
Há alguns meses tenho observado o
aumento repentino de pessoas ganhando destaques em suas postagens no LinkedIn.
Muitos são profissionais com
grande expertise em suas áreas e separam o tempo para ajudar profissionais em
busca de oportunidades. Seja com uma orientação profissional, dica em relação
a carreira ou mesmo compartilhando oportunidades de emprego de outras conexões.
Estes possuem uma grande empatia com o próximo e com certeza estão mudando e
fazendo a diferença na vida de muitos colegas de rede.
Mas ao mesmo tempo que surgiram
estas pessoas dedicadas a boa causa, há aqueles que de longe realmente se
preocupam em serem úteis aos demais usuários. São aqueles que procuram fingir
uma “caridade” com intuito de ganhar visualizações no perfil, Like em postagem
e seguidores na rede.
Utilizam de uma jogada um tanto
curiosa e covarde para cativar as pessoas e conseguirem destaque. Você deve ter
visto algumas postagens como:
“Vou usar a minha audiência para ajudar, tenho 10 mil conexões na minha
rede, deixe no comentário seu cargo e setor que busca recolocação para que os
selecionadores vejam o seu perfil.”
Há pessoas que conseguiram mais
de 20 mil curtidas na postagens e 10 mil comentários, vocês realmente acham que
os selecionadores procurarão seus candidatos nos comentários?
A resposta é ... NÃO
"O selecionador quando realiza triagem na rede, buscam por palavras
chaves relacionadas as áreas nos quais possuem vagas, eles não entrarão em
postagens com mais de 10 mil comentários para olhar perfis".
Porém as pessoas que promoveram
estas campanhas conseguiram uma grande notoriedade visto que
ganharam seguidores, curtidas e assim se promoveram facilmente.
Se houvesse realmente há preocupação
em ajudar o próximo, usariam uma estratégica que fosse benéfica e de forma
saudável como as mencionadas no começo da postagens. Orientações, compartilhamento
de vagas, um artigo com dicas, colocar-se a disposição para ajudar os colegas
de rede de alguma forma, há pessoas que criam grupos de vagas de emprego e
administram com outros colegas para ajudar na recolocação dos demais etc.
Uma forma de ganhar notoriedade é a publicação de artigos, que tal convidar colegas da sua rede para fazer uma parceria e gerar conteúdo dentro de seus nichos de mercado? Ou mesmo passar a visão de um assunto visto de ângulos diferentes? Algo que agregue aos demais colegas de rede. Pense nisso!
Quer ajudar os colegas de rede e
aumentar seu Networking? Comece por ser justo com as pessoas, se proponha a
ajuda-las de forma eficaz e transparente. Não use estes artifícios para se
promover é antiético.
Comentários
Postar um comentário