10 aspectos que fazem o candidato ser reprovado

Olá queridos leitores do blog Consulte o RH,

Hoje trouxemos um tema polêmico, mas são algumas dicas que podem fazer total diferença na sua recolocação profissional.
Separamos 10 principais aspectos que fazem o candidato ser reprovado no processo seletivo. Sabemos que há muitos motivos que podem influenciar na sua reprovação, porém vamos citar alguns pontos que normalmente os selecionadores levam em consideração.



1- Reprovação na triagem por falta de aderência: Alguns candidatos começam sendo reprovado na triagem de currículo, devido a falta de aderência a oportunidade. Isso acontece bastante porque há ainda muitas pessoas que enviam currículo mesmo sabendo que não preenche os pontos cruciais pedidos na descrição da vaga. 

2- Comportamental na entrevista de emprego e entrevista por competências: Muitos acham exagero do RH avaliar o comportamento das pessoas no momento da entrevista, este aspecto não tem haver com nervosismo que é algo normal entre os candidatos, o que é levado em consideração são as coisas que são ditas também. Hoje os processos seletivos utilizam as entrevistas por competências para sondar aspectos ligados a: como candidato se comporta em determinadas situações? Como ele resolve determinados problemas?  Normalmente as perguntas são baseadas em competências que são traçadas de acordo com a cultura da empresa e exigência do gestor da área. Comportamentos reprováveis:
  • Candidato que reclama o tempo todo e que acha dificuldade em tudo (Pode acreditar que isso existe, gravaremos um vídeo sobre);
  • Candidato que trata com desdém os demais participantes do processo seletivo. Isso acontece, pessoas que debocham ou que tenta passar ar de superioridade nos outros que estão na entrevista em grupo. Se ele está agindo assim sem conhecer as pessoas imagine como se comportará com os colegas de trabalho?  
  • Candidato que não respeita o selecionador, normalmente atropelam quando o mesmo está falando;
  • Candidato que não tem controle psicológico. Tem alguns que até para participar de uma dinâmica se descontrolam fácil;
3- Mentira:  Aqueles que contam colocam no currículo que possuem determinadas experiências profissionais ou domínio de algumas ferramentas e não possui. Normalmente a parte técnica é descoberta através dos testes que são colocadas para o candidato.

4- Reprovação em teste- É comum o candidato ser submetido a pequenos testes como: redações, raciocínio lógico, ditados, Excel, interpretação de texto etc. Algumas pessoas não se preocupam muito em atualizações e praticar leitura e relembrar alguns conhecimentos básicos, quando chegam na entrevistam reprovam pela baixa performance. Teste de conhecimentos básicos: português e matemática, ditado e redação são campeões em reprovação.

5- Discrepância no Objetivo: Candidato vai participar do processo para uma vaga xy e na entrevista começa a diminuir a vaga e dizer que gostaria de participar de outro perfil de vaga.

6- Diminuir a empresa:
Selecionador pergunta sobre o que o candidato achou da vaga e o mesmo  diz que dá para um começo, mas se surgir algo melhor ou se empresa x aprovar não permanecerá na vaga. ( JAMAIS FAÇA ISSO).

7- Falar mal da antiga empresa ou do ex- chefe: Sabemos que nem tudo são as mil maravilhas no ambiente corporativo, mas entrevista não é divã. Sendo assim, não use este momento para desabafo.

8- Roupas inadequadas: Quando assunto é roupa ninguém está dizendo sobre simplicidade nas vestes, mas em  roupas que não passam a imagem profissional exemplo:
  • Short 
  • Boné
  • Vestido curto
  • Saia curta
  • Transparências
  • Decotes
  • Roupas coloridas demais com muitas estampas e que não há harmonização nas peças
  • Calça legging branca
9- Desinteresse: Candidato que demonstra de forma verbal e na linguagem corporal que não tem interesse. 

10-Ser mal educado com os funcionários: Seja educado com todos independente do cargo, não faça distinção.

Gostou da nossa lista?

Quer fazer alguma pergunta? Envie e-mail para: perguntas@lopeshrconsulting.com.br 

#vagas #emprego #dicas #curriculo #empregabilidade #carreira #lopeshrconsulting #lidero #empregonovo #linkedIn 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ