Como procurar um emprego?


Olá Leitores,

Hoje nós falaremos sobre um tema importante, muitos poderão achar estranho o tema: Como procurar emprego?
Mas realmente há muitas pessoas que não sabem procurar oportunidades, normalmente os mais jovens ou aqueles que nunca trabalharam fora possuem estas dúvidas, pois nem sempre há pessoas preparadas para orienta-lo de forma adequada.

Vamos lá! Primeiramente você deve ter um currículo, visto que ele que contém os seus dados de experiências, cursos, conhecimentos etc. Caso não saiba como fazer um currículo em breve postarei um artigo explicando como montar um currículo básico.


Locais onde posso encontrar vagas de emprego:

  • Jornais de emprego (O Amarelinho)- Normalmente as vagas são de pouca complexidade, mais operacionais, pode ocorrer vagas sem experiência. Este método sempre foi muito utilizado no passado e ainda funciona nos dias atuais.
  • Cadastro em sites como: vagas, Infojobs, Catho , empregos.com 
          Nos sites de emprego é uma forma bem moderna e prática, você preenche os dados no sistema deles e a partir dos filtros que possuem algumas vagas serão direcionadas pra você. Por isso é importante passar todos os dados de experiência e disponibilidade geográfica para que possa estar bem alinhadas as vagas que indicarão. Vale ressaltar que mesmo que você não tenha experiência, basta colocar no Objetivo: Primeiro Emprego. Então o sistema indicará vagas que não exigem experiências profissional. Há algumas áreas que são mais fáceis de contratar pessoas com pouca experiência ou sem exemplo: Telemarketing, Recepcionista, Auxiliar de escritório, Atende de balcão, auxiliar de estoque, controlador de acesso (desde que tenha o curso e noções de informática), auxiliar de produção, auxiliar de limpeza ou serviços gerais, atendente de vendas, corretor de móveis (mediante ao curso), vendedor externo, promotor de loja, promotor de rua, degustador, pesquisador externo etc.
  • Sites de agências de emprego: No passado as pessoas iam diretamente nas agencias, atualmente as pessoas podem acessar o site de agências pesquisadas no Google, ver o quadro de vagas e se candidatar, sem necessidade de gastar com impressão de currículo ou com conduções para ir ao local. Use a tecnologia a seu favor!
  • Indeed: Acesse site, faça seu cadastro que receberá indicações de vagas que se encaixam com você.
  • LinkedIn: Este é um site com perfil mais refinado, mas quanto antes aprender a usa-lo e criar a sua rede de contatos, fazer postagens melhor. Aqui o foco não é somente buscar por vagas, mas conhecer pessoas estratégicas que possam te auxiliar.
  • Sites de empresas (Trabalhe conosco): Entre nos sites das empresas e cadastre seu currículo, a concorrência nestes meios é bem menor, é o primeiro local que o RH olha para poder triar currículo;
  • Google - Hoje em dia o google também divulga vagas de empregos 
  • Networking- Bons contatos geram boas indicações, busque ampliar seus contatos e poderá receber indicações para vagas de emprego;
  • Facebook (Grupos e página de vagas): com a modernidade as redes sociais também ganharam seu espaço para divulgação de oportunidades. Acessem estes locais e aproveite!
  • Lojas e comércios: Ainda nos tempos de hoje os lojistas e comerciantes de modo geral, ainda possuem o hábito de divulgar a vaga frente dos seus estabelecimentos. Procure observar as placas e deixe seu currículo.
Espero que este artigo tenha ajudado aos marinheiros de primeira viagem ao mercado de trabalho. Quer enviar sugestão de tema: perguntas@lopeshrconsulting.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ