10 Passos para transcender a timidez - Entrevista de Emprego e Ambiente de trabalho.





10 Passos para transcender a timidez - Entrevista de Emprego e Ambiente de trabalho.



Hoje vamos tratar de alguns pontos que poderão auxilia-lo a vencer a timidez.

Autoconhecimento: Este é um fator muito importante, através desta prática você poderá descobrir até que ponto a sua timidez te atrapalha. Se pergunte: Quais oportunidades eu já perdi devido ao meu bloqueio? O que me impede de progredir? O que sinto quando resolvo não me expor? O que gostaria de me tornar?
São perguntas que fazem com que acessemos aspectos internos e nos ajudam a enfrentar as difíceis situações. Busque se perguntar e escrever numa folha as suas percepções, também poderá escrever e ler em voz alta e refletir no impacto que estas respostas trazem a você.

Praticar atividade como dança e teatro: Atividades que trabalham a criatividade e o movimento do corpo podem ser uma ferramenta a mais para que rompa a barreira da timidez. Normalmente em aulas de teatro e de dança aprendemos muito sobre a expressão, sobre postura e além disso nos ajudam a trabalhar a flexibilidade não somente a física mais a interna, visto que normalmente teremos que passar por situações como apresentações e avaliações. E as mesmas farão que o seu cérebro assimile melhor as experiências de exposição ao público, seja para um grupo de pessoas ou numa entrevista de emprego.

Exercício do espelho: Esta prática é poderosíssima, você poderá tirar um tempinho do seu dia ou escolher um dia da semana para treinar a sua fala em frente ao espelho. Como se fosse falar para um público. Observe tudo! Como é a sua postura? O que você sente quando se olha no espelho? O que o seu olhar expressa? Faça este treino sempre, busque anotar as suas dificuldades e estipular pequenas metas para aprimorar pequenas dificuldades.

Exercício do vídeo: Completando o exercício do espelho, você poderá treinar usando o celular como apoio. Escolha local tranquilo, sem movimento de familiares para poder fazer está prática. Posicione a câmera numa base ou em cima de algum local adequado, escolha um tema para falar (uma pauta do trabalho, algum assunto do seu interesse, selecionar perguntas comuns em entrevista de emprego, um assunto que precisará falar no escritório com a equipe etc.). Poderá ser qualquer tema, feito isso você gravará um vídeo discorrendo sobre o assunto, depois disso assista e anote todas as suas percepções. Desde entonação da voz, se houve gagueira, se você esqueceu, sua postura no vídeo, anote tudo. E a partir deste gravará outro vídeo com objetivo de aperfeiçoamento com base nas dificuldades sinalizadas no vídeo anterior.

  Programe o seu cérebro- Se imagine falando em público, isso mesmo! Quando você estiver deitado em sua cama antes de dormir, deverá fazer um exercício de visualização. Se imagine em frente ao pessoal do escritório/ selecionador/ irmãos da igreja em fim o importante que imagine um público. Feito isso imagine-se falando com estas pessoas, como está a sala? Quantas pessoas estão ali? Como está a sua roupa? Sua voz? Como eles te olham?
O nosso cérebro não sabe diferenciar a realidade da imaginação, então quanto mais você imaginar estará criando um caminho neural com aquela situação, sendo assim cada vez mais será mais fácil, pois o cérebro entende que você já fez isso outras vezes.

 Não tenha medo da rejeição- Este é um aspecto importante, as vezes deixamos de avançar devido ao medo do que as pessoas falarão ou medo de não gostarem da gente por algum motivo. Agradar a todos dificilmente conseguiremos, mas busque fazer o seu melhor pois certamente terá um público que vai se identificar.

Controle a ansiedade: Você pode controlar a ansiedade a partir de alguns passos- Tomar chá de erva doce/ suco de maracujá que possuem propriedade que auxiliam na parte emocional.  *Respiração*- Busque fazer exercícios de relaxamento toda vez que se sentir inseguro, respire fundo e segure o ar, depois solte devagar. *Técnica da caneta*- Quando tiver que fazer alguma apresentação, poderá segura uma caneta nas mãos é uma forma de descarregar a energia no objeto e controlar o nervosismo.

Se arrisque: Coloque pequenas metas diárias para poder falar em público e expor suas ideias. Não tenha receio de ouvir uma objeção, caso ocorra tente compreender o motivo daquela colocação e busque desenvolver a argumentação através de perguntas e reflexões com o “oponente”.

Descubra os seus pontos fortes: Anote no papel seus pontos fortes e busque trazê-los para o seu dia a dia. Dentro de casa, com pessoas próximas.

10º Pense positivo- Tenha orgulho de si mesmo, reconheça quem você é. Dificuldade todos temos, mas a cada dia que acordamos uma nova chance amanhece junto conosco. Crie caminho neural para o sucesso e para isso é preciso acreditar no seu potencial.

Texto Lidero
Paloma Lopes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ