O mistério das dinâmicas de grupo





Olá, tudo certinho por aí?

Espero que você esteja bem, vamos desmistificar um pouco o mistério das dinâmicas de grupo na entrevista?
Acredito que em algum momento da sua vida você tenha participado de alguma “atividade diferentinha” que tenha causado algum questionamento sobre a real funcionalidade daquilo.

A dinâmica é usada em integrações de empresa, quando alguns profissionais concorrem a alguma oportunidade internamente, vagas externas alguns cursos e palestrantes gostam desta prática também.
Apesar de algumas propostas serem um pouco absurdas elas possuem um objetivo, através do comportamento das pessoas podemos descobrir como elas se sobressaem em algumas possíveis situações.

Podemos também trazer reflexões, promover conhecimento sobre algo, descobrir potencial criativo nas pessoas entre muitas outras coisas.
Normalmente o recrutador fará um estudo antes dentro do objetivo do cargo. Normalmente quando a vaga é para setor de vendas é comum pedirem para vender alguma coisa, isso pode ser desde vender pente para careca até gelo para esquimó. 

Parece absurdo? Mas as vezes a pessoa vai trabalhar com produtos que necessitaram um bom argumento para persuadir o possível cliente a comprar. Pode ocorrer daquela pessoa não estar buscando aquele produto visto que não sente necessidade, mas dependendo argumento do vendedor e abordagem ele (cliente) vai comprar, nem que ele compre para presentear alguém.
A título de aprendizagem e informação busque na internet por dinâmicas no qual tenha participado para  saber um pouco sobre o que ela pode trazer de informações.

Tem empresas que a dinâmica é somente perguntar a você o que havia na sala que estava esperando. Muitos entram numa sala e não reparam em nada, não veem o quadro da parede e nem a cor da sala, nem se havia uma planta ou qualquer coisa diferente. Nem observa como é a recepcionista que te atendeu.
A dinâmica pode estar nos pequenos detalhes, não necessariamente ela trará o contexto de jogos com muitos candidatos.
Sobre a observação já presenciei uma num curso no qual o professor disse: Fechem os olhos, então ele chegava perto de cada uma das pessoas, tocava no ombro e perguntava:

Qual a cor do quadro menor ao lado da lousa?
Para outra pessoa ele perguntava:
Qual a cor do estofado da cadeira que você está sentado?
E sabe o que foi mais cômico, as pessoas erravam. Isso acontece, pois normalmente vivemos numa mecanicidade tão grande que os pequenos detalhes passam desapercebidos.
Provavelmente se eles estivessem concorrendo a uma vaga de emprego que exigisse atenção perderiam alguns pontos.


Gostou do tema?
Curta e compartilhe este artigo, aproveite para ler nesta quarentena as demais publicações.

Paloma Lopes
Lopes HR Consulting

#dinamica #empregonovo #emprego #empregabilidade  #recolocaçãoprofissional #estudo #carreira #entrevista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ