Vale a pena participar de uma entrevista simulada?

 Olá queridos leitores do blog, sejam muito bem- vindos ao nosso artigo semanal! 

Hoje falaremos um pouco sobre a dúvida de muitas pessoas, se realmente compensa pagar para participar de uma simulação de entrevista. 

Para quem não sabe o que é isso exatamente, é um recurso muito utilizado em consultorias de recolocação profissional para saber como anda a performance do assessorado perante a entrevista com selecionador. 

Então o consultor conduz uma entrevista por competências similar a que as empresas costumam fazer. Criamos um contexto usando perguntas assertivas para medir como é o rendimento da pessoa, quais pontos elas podem melhorar e como melhorar, é uma forma muito eficaz de ajudar o assessorado que busca recolocação.


QUANDO É RECOMENDADO?

Principalmente quando o assessorado participa de várias entrevistas e sempre é reprovado, então há um indicador que a dificuldade esteja vindo da entrevista, visto que se fosse o currículo não estaria sendo convidado com a frequência, lembrando que o fato do currículo não ser chamando nem sempre tem haver com ele estar ruim ( depois farei um artigo sobre isso). 

MEDINDO O RENDIMENTO

Quando o consultor avalia sua performance na entrevista ele conseguirá saber quais momentos na entrevista você demonstrou mais insegurança, como foi a sua entonação de voz ou mesmo sua postura perante as perguntas. É possível analisar quais pontos o assessorado sentiu mais a vontade em falar e quais perguntas talvez tenham deixado receio ou medo de responder e desta forma ajuda-lo a vencer estas barreiras.

O DESAFIO DA REPROVAÇÃO

Sabemos o quanto é complicado para uma pessoa receber uma resposta negativa de uma empresa. Ainda mais no contexto atual, onde há milhões de pessoas que nem estão sendo chamadas para nada e quando você tem a chance acaba sendo reprovado. Então candidato precisa começar a entender que a culpa não é dele, por vezes não é somente a sua rentabilidade no processo seletivo em questão de conhecimento, as vezes o gestor gostou mais do jeito da outra pessoa e isso não tem haver com tempo de experiência ou formação. 

O EMOCIONAL AFETA O RENDIMENTO NA ENTREVISTA

Conforme o tempo vai passando o candidato pode se tornar mais inseguro e o emocional afetar bastante na hora da entrevista. Quando atuava com recrutamento e seleção, por vezes tive candidatos implorando por receber uma chance devido a tremenda dificuldade que eles estavam passando com alimento, contas, pessoas enfermas em casa e outras coisas. O selecionador compreende estas dificuldades, mas é importante não deixar estas situações te desanimarem e enfraquecer de alguma forma o seu brilho como profissional. Buscar a motivação para vencer estas situações também é algo importante, então se a chance chegou até você dê o seu melhor. 

Há candidatos que de tanto reprovar já no telefone sentimentos que ele já desanimou totalmente, inclusive já ouvi isso de candidato: "Dona Paloma, olha o salário é este mesmo? Pois eu fui participar de uma entrevista numa empresa ai e me falaram o salário e quando cheguei lá era outro e eu não quero perder meu tempo." 

Já ouvi também: "Sua empresa tem problemas com idade? Pois eu tenho 50 anos e não quero criar expectativas e quando chegar no final ser reprovado por isso."

Estas colocações eu compreendo o lado do candidato e lamento de verdade que eles tenham passado por isso em outras entrevistas, mas certas colocações podem ser ditas de uma forma que não caracterize falta de interesse ou mesmo uma má interpretação por parte do selecionador. Ele deve sim se colocar, mas precisa saber a forma mais adequada para que não afete as oportunidades que surjam para ele neste momento. 

NEGOCIAÇÃO DE SALÁRIO

Num simulador de entrevista também poderá ocorrer a pergunta sobre pretensão salarial e o consultor poderá te orientar qual melhor forma de você conseguir alinhar a sua expectativa com o da empresa. Está é uma dúvida muito grande que as pessoas tem e normalmente até tem medo de tocar nestes assuntos com selecionador. 

DIAGNÓSTICO GERAL

A ideia deste trabalho é além dos mapeamentos conseguir orientar o assessorado/candidato da melhor forma possível para que ele tenha êxito numa situação real. Ele ganha segurança e aumenta exponencialmente a chances dele na próxima entrevista, não existe uma regra e nem mesmo um pó magico do sucesso para entrevista, mas é possível polir algumas coisas e explorar outras que farão você se tornar diferente dos demais candidatos. 

CONCLUSÃO

Vale super a pena você recorrer ao um trabalho deste com um consultor de carreira de sua confiança, isso não será um gasto, mas um investimento em você e no seu sucesso profissional. Busque por profissionais que gerem conteúdo legal, que possua boas referências e com certeza a sua experiência será excelente. 

Gostou do nosso conteúdo? Então assine nossa Newsletter GRATUITA aqui do blog, aproveite para se inscrever em nosso canal no Youtube que deixarei o link aqui abaixo. 

Conheça nosso curso pela escola Lidero CURRICULO PODEROSO: https://go.hotmart.com/C44672418M

E se você quiser saber mais da nossa Consultoria de Carreira/ Recolocação profissional acesse nosso site: www.lopeshrconsulting.com.br

Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkYlSMDKWxoiAiDUondouJg

Comente também sugestões de temas que gostariam de ver por aqui, ajude a divulgar nosso conteúdo para o máximo de pessoas, há exatamente 12,9 milhões de pessoas desempregadas em nosso país pense como um artigo poderá ajuda-las neste momento. 

#emprego #carreira #vagassp #vagasbr #desemprego #recolocacaoprofissional #empregonovo #curso #entrevista #entrevistasimulada #lopeshrconsulting #consulteorh

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ