Falhas na seleção




Olá querido leitor,

Vamos falar de um assunto que causa uma certa irritabilidade em diversas pessoas que estão em busca de um emprego. 

Estes 10 anos na área de Recursos Humanos me fizeram presenciar inúmeras situações em relação a problemas com salários/ competências e falhas no recrutamento e seleção. 

A maior queixa que ouço no universo dos candidatos é da falta de compromisso e atenção de alguns selecionadores em relação ao perfil e esta falha impacta bastante na imagem da organização também. 

Então qual é a falha exatamente?

A falha está na triagem do currículo, pois a vaga é ofertada ao candidato e depois de realizar a entrevista o selecionador passa feedback que não poderá prosseguir, normalmente por motivos que não estavam descritos como pré-requisito no anúncio da vaga. Exemplo:

Não tem inglês avançado

Não tem pós

Não tem 10 anos de experiência

Não fala mandarim e aramaico 

Não mora na região 

Pretensão salarial fora 

Estas são algumas das situações que são campeãs de reclamação. Eu digo  que isso é falha na triagem e no diálogo com gerente da área, o selecionador precisar se atentar as exigências técnicas solicitadas pela gestão, antes de realizar a triagem, tem que ficar atento aos pré-requisitos. A etapa do alinhamento de perfil com o solicitante da vaga é muito importante para evitar certas situações constrangedoras no processo, somente divulgue a vaga depois que tudo estiver esclarecido.

Se este selecionador recebeu o currículo e alguma coisa não ficou clara e a vaga exige aquela conhecimento x, ligue para o candidato e pergunte. Se ele não tiver o perfil, ali do telefone já agradece a atenção e finaliza a conversa.

Agora fazer o candidato ir até a empresa para depois dizer que ele não tem perfil técnico? Isso demonstra despreparo profissional do RH. Todos estes pontos mencionados no exemplo podem ser perguntados numa simples ligação, não precisa deslocar a pessoa para perguntar. 

O melhor método para evitar situações similares é fazer uma pré- entrevista com o candidato. Por este pequeno contato inicial podemos sondar muitas coisas que são importantes para considerar ou não alguém para a vaga. 

O que mais vemos hoje em grupos de vagas e linkedIn são reclamações sobre o Recursos Humanos, posso arriscar a dizer que virou até um recorde de assunto e gera muito engajamento quando se critica o R&S. São tantas pessoas insatisfeitas que no momento que alguém expõe uma situação assim, milhares de pessoas se identificam. Eu mesma me identifico, já participei de processos como candidata no passado que não houve planejamento nenhum, o pior é que as situações mais absurdas eram das empresas de grande porte e multinacionais. 

Este candidato que sai do processo inconformado, provavelmente comentará com algumas pessoas e estas pessoas comentarão com outras e quando percebemos a empresa está classificada da pior forma. 

Por isso se faz necessário antes de iniciar qualquer processo seletivo alinhar todas as informações técnicas, pois é extremamente constrangedor para o candidato ouvir que foi desclassificado por algo que ele nem sabia que era pré- requisito. Estas coisas acontecem principalmente quando o solicitante da vaga fica mudando as coisas durante o rumo do processo, o RH precisa ser firme e conciso toda vez que for trabalhar uma vaga para alguém, precisa deixar claro sobre perfil e como tais mudanças atrapalham o rendimento e a imagem da empresa e do departamento. 

Gostou? Curta e compartilhe! 

Aproveite e conheça nosso curso da Escola Lidero- Currículo Poderoso. Se você que se aprofundar sobre currículo e ter certificado, acesse aqui:  https://go.hotmart.com/C44672418M 

Acesse também nosso site: www.lopeshrconsulting.com.br 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ