VÍDEO CURRÍCULO E DÚVIDAS

 Olá leitores do blog,

Hoje falaremos de um tema que deixa muitas pessoas com medo. O famoso vídeo currículo, se já era complicado fazer um currículo no Word, agora inventam está nova modalidade para deixar os candidatos de cabelos em pé. Brincadeiras a parte, a tendência dos processos seletivos é se integrarem a tecnologia, por diversos fatores, mas entre os principais motivos é a otimização de tempo e maior assertividade nos perfis. 



Então a proposta do vídeo currículo é mostrar em alguns minutos um pouco mais sobre o candidato, algo que seja além do currículo no Word. Através do vídeo conseguimos notas alguns pontos como:

  • Linguagem corporal/ Postura
  • Criatividade
  • Como está pessoa em poucos minutos sintetiza suas qualidades profissionais
  • Fluência verbal 
  • Planejamento e organização. 
Estes são alguns pontos e vamos explica-los para facilitar o entendimento dos tópicos.

Linguagem corporal/Postura- No vídeo podemos captar um pouco da linguagem corporal do candidato, a forma que ele se expressa com sua postura, entonação de voz, gestos etc. Analisar se ele se sente confortável com situações novas.

Criatividade: Esta criatividade não é no sentido de fazer algo inusitado para empresa, mas como ele consegue contar sobre a sua experiência de forma que se torne interessante em prosseguir com ele no processo. A forma que ele conta por exemplo uma conquista/ resultados que já trouxe. ÂNIMO que ele traz para a informação passada. 

Sintetizar a experiência em poucos minutos: Este é um desafio que o candidato enfrentará, como foi o caminho cognitivo que ele traçou para falar neste período curto uma longa carreira? O que ele escolheu falar? 

Fluência verbal: Esta fluência está relacionada a habilidade verbal da pessoa, que tipo de linguagem ela usa (coloquial/formal) entonação de voz, persuasão. 

Planejamento e Organização: Isso será analisado desde a sua forma de desenvolver um raciocínio até a organização do espaço para gravar este vídeo. Mas vamos falar disso mais abaixo. 

ONDE GRAVAR O VÍDEO CURRÍCULO? PRECISO DE UM STÚDIO PROFISSIONAL?

Mas é claro que não precisa de stúdio, você vai gravar na sua casa ou em algum lugar que se sinta seguro. O cenário, tente deixa-lo organizado e mais neutro. 
Então busque por exemplo um fundo mais discreto no local (parede branca/ cortina branca) se não tiver, não tem problema. Vamos trabalhar com o Recurso que temos no momento, mas a organização precisa existir mesmo que você esteja num local simples. Então antes de iniciar o vídeo cuide deste local escolhido para que fique confortável para você e adequado. 

POSSO GRAVAR O VÍDEO CURRÍCULO COM ROUPAS DO DIA A DIA?

Lembre-se você está gravando um vídeo currículo, roupa informal não cabe neste momento. Coloque uma roupa como se você tivesse indo para uma entrevista pessoalmente, mesmo sendo um vídeo tente passar o máximo de profissionalismo para quem te assisti. 


O MEU VÍDEO CURRÍCULO PODE DURAR 10 MINUTOS?

Então, a ideia do vídeo currículo é que você fale em poucos minutos sobre a sua experiência. Mas a dinâmica é diferente do currículo em word. Neste momento você vai falar dos resultados que você pode gerar para a empresa e também sobre os seu diferencial. 
Normalmente o tempo solicitado pelas empresas são entre 3 a 5 minutos. Há algumas que já especificam o que eles querem saber da sua experiência, sendo assim já colocam as perguntas para que você grave as respostas. 
Tem empresas que te deixa  "livre" para falar, porém eles delegam a quantidade de minutos. 
Mas e se a empresa não especificar a quantidade de minutos?- Nestes casos você vai gravar um vídeo dentro de 3- 5 minutos, não mais que isso. Lembre-se que ainda terá a entrevista e no vídeo é para gerar interesse na empresa. 

Podemos fazer uma parte II tirando dúvidas sobre vídeo currículo, quer enviar sua dúvida e vê-la respondida aqui no blog?


paloma.lopes@lopeshrconsulting.com.br 

Gostou das dicas? Curta e compartilhe nosso conteúdo!

#entrevista #emprego #vagas #recolocacaoprofissional #carreira #empregabilidade #outplacement





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ