Como gerar valor a sua imagem profissional usando o LinkedIn e conseguir boas oportunidades?

 



Você já se perguntou o motivo de algumas pessoas conseguirem um amplo destaque na rede do LinkedIn e outras não?E como elas conseguem tantas oportunidades, não somente de emprego, mas de se tornar embaixador de uma marca ou receber títulos aqui na rede?

Mas para tal feito, não vale somente ter um perfil campeão e repleto de informações sobre a sua trajetória, não é mesmo? Pois, se fosse algo tão simples o número de pessoas que se destacariam seriam bem maiores do que o atual. O que acontece com este grupo de pessoa está relacionado há alguns pontos:

  • Conteúdo de valor
  • Constância na rede
  • Posicionamento de opiniões
  • Conteúdos que geram empatia

O que seria este conteúdo de valor? Cada profissional busca trazer informações relevantes a sua rede de acordo com a sua expertise. Isso pode ser desde um artigo informativo, uma dica de livro, uma interação nas postagens de outros perfis de forma assertiva e estratégica que mostra conhecimento de mercado, trechos de palestras e treinamentos que ministrou, ou seja, agregar e gerar troca.

Há muitas pessoas que me procuram para realização de adequação do linkedIn e quando realizo treinamento com os mesmos, sempre enfatizo a importância destes pilares mencionados acima. Pois, apesar de ser uma rede profissional os algoritmos do In, funcionam da mesma forma como o Instagram, Youtube, Tiktok. A rede vai entregar mais os perfis que se movimentam e que literalmente são relevantes.

"O sucesso não vem do nada, todos que se destacam conseguem pelo fato de ter persistido."

Esta persistência também leva a aprendizagem, visto que nós vamos tentando caminhos diferentes e analisando aqueles que mais dão certo. Ser um observador nestas horas ajuda muito, você vai investir aonde o retorno é maior. Quando se elabora um conteúdo para a rede independente de estar em busca de recolocação ou não, vai demonstrando para as suas conexões o seu valor profissional e mesmo que eles não tenham vagas para te ofertar ou projetos para convida-lo, saiba que não será esquecido. A sua constante interação faz com que eles se lembrem e por ventura se souberem de alguém que precisa de um expert a recomendação virá para você.

A constância na rede não é passar o dia todo em postagens polêmicas de caça like, mas você programar a sua rotina para estar em algum momento do dia se dedicando a ser útil e agregador. Já ouvi clientes dizerem que tem vergonha de postar conteúdo aqui e também em outros locais, devido ao receio de alguém vir criticar ou os demais acharem que ele está querendo SER "Blogueirinho".

"Os voos de grandes alturas pedem asas fortes"

Se você der ouvidos a negatividade ou as frases prontas de conhecidos que não tem coragem de arriscar, saiba que ficará para trás. Talvez você poderia também estar sendo uma referência na sua área e por ouvir os errados, perde grandes oportunidades.

Posicionamento de opiniões: Uma estratégia comum é trazer um tema e posicionar o seu pensamento frente aquilo. Mas é sempre bom alertar sobre algumas estratégias que alguns adotam de fazer colocações infelizes que geram uma imagem oposta ( normalmente estes focam no engajamento a todo custo), e isso não é a orientação que eu dou. Pense de forma estratégica, use analogias, como aquilo poderia ser evitado ou como a sua área poderia ajudar dentro daquela situação.

Conteúdo de empatia: Aqui está um tópico que engaja bastante e que exerce além de uma influência, também aprendizado nas pessoas através dos comentários. Quando você compartilha uma experiência que teve na sua área, uma situação inusitada que normalmente todos passam, algo que presenciou e causou reflexão ou atitudes de apoio, a tendência é a interação e as pessoas conhecerão te um pouco mais.

Tudo que você faz aqui impacta na sua imagem profissional, então agregar valor a sua marca pessoal usando a rede, é pensar de forma estratégica. O que você busca hoje?

É um emprego? Networking? Ser palestrante? Divulgar sua empresa? O que te levou a criar um perfil aqui?

Pense bem! Não use a rede por osmose, não deixe o seu perfil sem vida. Eu sei que todos que estão lendo este artigo possuem muito a agregar aqui e podem colher muitos frutos.

Na sua opinião, Você está conseguindo gerar uma imagem de valor na rede?

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Paloma Lopes,

Consultora de Carreira na Lopes HR Consulting e Instrutora na Lidero

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