AS NOVAS TENDENCIAS DO MERCADO DE TRABALHO





É interessante como a cada dia tecnologia começa a influir mais profundamente em todas as camadas sejam elas pessoais ou profissionais. Antes para arrumar emprego o processo era muito simples, fazíamos o currículo e entregávamos em mãos nas empresas e agências, as vezes nem exigiam muita experiência bastava querer aprender e ter a disponibilidade.

Hoje o processo é mais burocrático sendo necessário que a pessoa tenha cadastros em vários sites de emprego como Catho, Infojobs, Vagas, empregos.com e além disso ser ativo em redes como LinkedIn e investir num currículo bem elaborado, possuir vários cursos e formações para enriquecer o seu perfil perante as empresas. 

O mercado se torna mais exigente com as pessoas, inclusive em relação as tecnologias. Estas mudanças exigem não somente nos candidatos, mas também nas empresas.
Todos são Líderes-  Há pesquisas que mostram que empresas começarão a buscar profissionais com perfil de autogestão, sendo assim não haverá um chefe, pois todos os colaboradores atuarão de forma direta nas decisões e planejamentos. Algumas pesquisas no departamento de tecnologia do estado de Washington mostram que o tempo para resolução de problemas durante uma reunião caiu 93% depois da prática de autogestão, claro que para empresa iniciar com o modelo de autogestão necessitará rever aspectos culturais, além de integrar as pessoas de forma que estabeleçam este comprometimento interno.

JOBSHARING- Outro ponto que podemos citar é o compartilhamento de funções chamando Jobsharing aqui no Brasil ainda é uma prática desconhecida, mas em alguns países são comuns profissionais compartilharem o mesmo cargo, mas para isso dar certo é importante a colaboração de ambos e uma sinergia.

Otimização dos processos de recrutamento e seleção através da tecnologia- Em média um profissional de RH recebe 1000 currículos por vaga, mas nem sempre é possível que o mesmo faça análise de todos. Com a otimização de alguns softwares que poderão mapear um número bem maior de currículos fazendo uma pré-seleção, além de possibilitar numa única ferramenta acompanhar todas as etapas do processo seletivo assim como testes e dinâmicas, algumas empresas talvez terão um assistente virtual para conduzir esta primeira etapa. Empresas como Grupo Movile usam está ferramenta para agilizar os processos seletivos englobando mais pessoas, além de aumentar as chances dos candidatos há uma perspectiva de feedbacks mais rápida e para todos.

A flexibilização de horários, dias da semana e trabalho Home Office- Há empresas que já possuem uma flexibilização em relação a trabalhar em casa, a projeção é que isso aumente. A empresa Mars desde 2018 permite que os seus funcionários folguem as sextas ou saiam durante a semana mais cedo, a princípio fizeram teste piloto por 3 meses para analisar desempenho dos funcionários e perceberam que realmente deu certo o rendimento melhorou e assim permaneceram.
Isso mostra como o mercado está buscando meios de ganhar mais tempo, melhorar perfil dos colaboradores, qualidade de vida e rendimento do trabalho.

Gostou do tema? Curta e compartilhe!
Paloma Lopes
Lopes HR Consulting

 Fonte usada para elaboração do texto Revista Você RH. Edição 66 fev/março.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ