Vale a pena contratar uma assessoria de carreira? Parte II




Depois do sucesso que se tornou nosso primeiro artigo em 2016 sobre contratação de assessoria de carreira, resolvi escrever um novo artigo atualizado para você.

A assessoria de carreira é recomendado para todos os profissionais, sejam eles com vasta experiência de mercado ou que estejam ainda pensando em como encontrar um primeiro emprego.
Claro que a complexidade e o tipo de acompanhamento serão diferentes, pois cada caso é um caso. Mas a maioria das pessoas que procuram um apoio de assessor de carreira querem melhorar a visibilidade de mercado, melhorar currículo, aprender a se posicionar de forma mais assertiva perante as empresas.

É um serviço que será um divisor de águas para quem contrata, pois o que mais vemos em processos seletivos são candidatos despreparados e com muito medo da negativa. O processo de assessoria também é um trabalho terapêuticos porque o preparamos  psicologicamente para não deixar a ansiedade e o medo bloqueie seu rendimento nas entrevistas.

Algo que as vezes faz com que as pessoas tenham dúvida em contratar um serviço de assessoria é o medo de não haver retorno. Mas é praticamente impossível não haver retorno, pois o foco principal é deixa-lo preparado para diversas situações e trazer a perspectiva de empresa para que você compreenda como funcionam os processos seletivos. E este conhecimento passado no processo de orientação será para o resto da vida, quando novamente estiver no mercado de trabalho não passará pelas dificuldades de outrora. A única ressalva que poderei fazer sobre este trabalho é dentro do Jobhunting, então vamos lá!

O que faz o Jobhunter?

Jobhunter é um profissional especializado em mapear vagas e possibilidade no mercado de trabalho. Sendo assim para acessar as informações de vagas terá contato com o Networking dele e empresas parceiras. Ele vai montar uma apresentação sobre o candidato e apresentará a esses possíveis contratantes, será a ponte do candidato com a empresa. Não é um processo simples, visto que precisa muita habilidade em unir o candidato ideal com a empresa ideal e temos que lembrar que a aprovação final é da empresa. O Jobhunter não promete vagas e contratação rápida, quem promete este tipo de milagre são charlatões, profissional sério vai se dedicar a encontrar boas oportunidades para você e contatar estas empresas e caso esteja passando por assessoria junto com o assessor/consultor de carreira o resultado terá grandes chances de progredir para uma aprovação. O Jobhunter vai procurar entrevistas para você, não necessariamente ele será um orientador, visto que depende da pessoa que será contratada.

Mas o que é ideal?

Como consultora, acredito que o ideal é passar pela assessoria e o jobhunting, o que adiante conseguir a vaga e o profissional não ter equilíbrio emocional na entrevista pela insegurança ou não saber se expressar da melhor forma na hora dos questionamentos que farão? 
É melhor ser orientado e ter material de divulgação adequado para aumentar suas chances e além disso ter segurança.

Jobhunter não cria vagas

Tem pessoas que procuram este serviço esperando que o Jobhunter garanta que a vaga vai ser dele, isso não existe. Eu sei que a vontade do cliente é a recolocação imediata, mas infelizmente muitas pessoas caem nas mãos de golpistas por causa deste tipo de conversa. As vezes pelo custo do serviço não ser "baratinho" ele pensa que está comprando a vaga. Depois vemos pessoas desesperadas nas redes sociais ou no reclame aqui tristes porque prometeram a vaga, mas as próprias pessoas se colocam em situações de risco quando buscam "profissionais" que garantem a vaga. Não existe garantia de vaga, veja que todas as empresas, mesmo as pequenas tem o processo seletivo e tem as suas exigências particulares. Como Jobhunter vai te prometer a vaga se a mesma nem é dele? Compreendem o risco?
Busque por pessoas que vão auxilia-lo a encontrar as empresas, mas não pessoas que queiram te vender vaga.

Outra dúvida comum em relação a estes serviços

Há pessoas que querem iniciar estes trabalhos e pagar após a recolocação. No começo parece ser algo maravilhoso não é mesmo?
Mas você já pensou como este profissional (assessor/jobhunter) vai fazer para manter a estrutura de trabalho dele sem dinheiro nenhum? Como ele pagará o aluguel do local, água, luz, internet, telefone sem capital ? Normalmente este trabalho pode durar de 1 a 6 meses para recolocar é muito tempo para a consultoria ficar sem receber nada. Onde quero chegar? quando a pessoa busca por um profissional desta especialidade precisa saber que há um investimento e cada consultoria tem o seu preço. Para não ter risco de se arrepender da contratação, converse bastante com o profissional, peça para que ele mostre como funciona o plano de trabalho dele e como vai te ajudar, veja referência dele no LinkedIn, investigue se há reclamação em site como reclame aqui.

Quando se contrata um assessor saiba que as dicas e orientações que ele der precisam ser postas em práticas para que o trabalho funcione bem.

Gostou? Curta e compartilhe

Talvez faça uma parte III, mas vai depender da quantidade de visualização.


Leia a parte I:
https://consulteorh.blogspot.com/2016/10/vale-pena-contratar-uma-assessoria-de_79.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ