Carreira de Recursos Humanos

-Vale a pena iniciar a graduação em Gestão de Recursos Humanos?
-O que devo fazer para ingressar nesta área?
-Qual subsistema de RH devo escolher para atuar?´
-Psicologia ou Gestão de Recursos Humanos? Qual das dos cursos escolher?
-O mercado é muito concorrido?
- É uma área que paga bem?


Estas são alguns questionamentos que costumo receber por e-mail de leitores que possuem vontade de construir uma carreira no setor de Recursos Humanos. Então resolvi criar um texto para sanar algumas dúvidas referente dentro do meu ponto de vista como profissional da área.

Vale a pena iniciar a graduação de Recursos Humanos?

Acredito que para desenvolver carreira no setor de RH, independente do subsistema é necessário primeiramente gostar de pessoas. Lidar com ser humano de modo geral é uma tarefa desafiadora, visto que cada indivíduo possui características comportamentais e personalidade diferente. Dentro do setor é necessário que o profissional consiga equilibrar os interesses da empresa e valorizar aqueles que a fazem manter-se de pé, e acredite não é uma tarefa fácil. Há os problemas como:

Fator Humano
  • Dificuldade de relacionamento interno entre gestores e funcionários,
  • Problemas de gestão e falta de planejamento de alguns setores.
  • Rotatividade de colaboradores,
  • Absenteísmo (funcionários que faltam),
  • Falta de adaptação do colaborador as atividades que exerce e treinamento.
  • Afastamento de funcionários por problemas de saúde,
  • Funcionários com problemas pessoais que impactam no trabalho,
  • Falta de comunicação interna na equipe,
  • Clima organizacional comprometido,
  • Desmotivação e insatisfação com serviço,
E acima está somente alguns problemas do fator humano que envolve as relações pessoais internas e externas. O profissional de recursos humanos tem que ser o divisor de aguas da empresa, ter pulso para lidar, resolver e controlar estas situações e isso exige muita visão sistêmica, capacidade de raciocinar, trazer soluções e planejamento das áreas vinculada as outras gestões.

Exemplificando um dos tópicos.

  • Dificuldade de relacionamento de gestores X equipe: A empresa precisa de resultados, estes para serem alcançados precisam de uma boa equipe motivada e eficiente. Como um profissional renderá no trabalho se não gosta do setor que trabalha e nem do gestor? Quando trabalhamos com pessoas agradáveis, nos sentimos motivados em levantar todos os dias e fazer nossa parte porque sabemos nosso valor, encaramos as atividades com energia, pois sorrimos nos sentimos com liberdade de criar, sugerir, melhorar. A equipe se torna uma família e o gestor que consegue ganhar a confiança dos funcionários têm a carta para sucesso da equipe, dele e da empresa. Ele cresce, a empresa cresce e os funcionários também crescem. Porém, não é o que costumamos ver, é funcionário indo no RH para desabafar as dificuldades que passam no setor devido a gestão opressora, é funcionário afastado por stress, é funcionário pedindo as contas porque não suporta a equipe que trabalha e o gestor não faz nada. E quem possui a responsabilidade de montar um plano de ação para melhorar estas lacunas somos nós do RH.
Citarei 2  pontos do tópico acima e quando há omissão do RH o que ocorrem:
  • Turnover por clima organizacional ruim: Funcionários pedindo as contas ou sendo demitido. IMPACTO: GAP de atividade que deixará de ser executada pelo colaborador, gasto da empresa na dispensa do funcionário, gasto com recontratação, risco do novo profissional não se adaptar a empresa ou ao setor/ gestão. Rotatividade em excesso, risco de perder contratos com empresas devido a falta de mão de obra qualificada.
  • Funcionários desmotivado e doente. Baixo rendimento do trabalho. Tem o risco de ser afastado pelo problemas de saúde, ponto negativo para empresa e funcionário.
Saúde é preciosa e falta dela impactará em todos os setores da vida do colaborador, e para empresa é um grande prejuízo porque nenhum funcionário é substituível, cada um possui qualidades que fazem a diferença na execução do trabalho. Quantos gestores possuem funcionários eficientes na equipe e só percebem a diferença do trabalho deles quando estão de férias, mudam de setor ou mesmo perdem as contas? Forma de trabalho é particular, cada um tem o seu jeito é o que faz toda a diferença.

O que devo fazer para ingressar na carreira de RH?

A orientação é: Busque um estágio, caso não tenha experiência na área. É mais difícil alguém que nunca trabalhou com RH conseguir um emprego sem e nenhuma vivência.
O problema que muitas pessoas resolvem fazer RH e optam por não estagiar devido ao salário, o estágio na área de RH pode não ser tão vantajoso na questão financeira, mas o aprendiz adquirido é maior que qualquer salário, através dele que abrirão muitas portas. Mas acredito que esta opção é viável há aqueles que não têm grandes gastos ou que possuem familiares que possam ajuda-los financeiramente neste período. Há estágios de 6 meses, 1 ano até 2 anos, o importante é que conheça a sua área na prática, porque é muito diferente da teoria.

Qual subsistema que devo escolher?

Para descobrir em que parte do RH trabalhar, acredito que seja a vivência mesmo. Tem empresas que contratam funcionários com perfil generalista ou seja que vai atuar em todos os subsistemas e este é o momento de identificar qual área se adapta melhor. Outras empresas utilizam do JOB ROTATION então funcionários consegue conhecer um pouco de cada área.

Psicologia ou Gestão de Recursos Humanos?

Ambos são excelentes escolhas, mas acredito que o curso de Gestão de Recursos Humanos da um aprofundamento maior do setor de RH, porque é um curso específico. Você estudará cargos e salários, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, administração de departamento pessoal direito do trabalho etc. A bagagem do curso é mais completa, enquanto a psicologia não é abordada estas matérias, o foco utilizado da Psicologia no RH é voltado para comportamental no conhecimento de testes e avaliações psicológicas e o profissional, terá que fazer outros cursos para não se perder em detalhes que são específicos da graduação em Gestão. Muitos profissionais formados em psicologia fazem especialização em RH outros formados em RH fazem pós em psicologia do trabalho, porém não podem assinar teste e avaliações psicológicas.
De qualquer forma há uma grande procura de psicólogos para atuar em áreas como R&S e T&D.

Concorrência mercadológica:

Na verdade, toda área é concorrida independente do curso. No setor de RH há muitos profissionais, á concorrência é devido a qualificação e experiência, há pessoas com muito conhecimento e vivência na área. Por isso é necessário que além da graduação você invista em idiomas, cursos de atualização, leia livros e revistas, acesse sites como o MTE e blogs relacionados ao setor. Quanto mais conhecimento, mais fácil pra conseguir uma chance.

O profissional de RH ganha bem?

Salário de RH é variado. Depende de uma série de fatores como: porte da empresa que trabalha, tempo de carreira, cursos e especializações, cargo que ocupa, conhecimento em idiomas. Tudo impacta na remuneração.

Indico o site: Love Mondays, o mesmo possui a base salarial de diversas áreas e empresas. Você poderá filtrar por empresa  e saber a faixa salaria e a avaliação da mesma.

https://www.lovemondays.com.br/

Espero ter ajudado.

Duvidas ou dicas:
pergunteaorh@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ