FEEDBACK entrevistas de emprego


Feedback uma ferramenta para aperfeiçoamento:


Esta é uma palavra muito conhecida no meio empresarial. O Feedback é fornecer informações críticas para o aperfeiçoamento do desempenho profissional e performance pessoal, muitos gestores utilizam deste artifício para ajudar seus colaboradores a desenvolver-se e trabalhar alguns pontos para galgarem novas oportunidades.
Nas entrevistas de emprego este posicionamento também é bem esperado pelos candidatos, porém a maioria não obtém estas respostas. É muito comum candidatos participarem de processos seletivos e esperarem por mais de quinze dias e não receber nenhum parecer da entrevista, causando uma grande ansiedade pela espera exacerbada.

Ontem no LinkedIn através de um debate que foi iniciado num grupo, muitos profissionais compartilharam da indignação de não obter posicionamento das empresas, então podemos verificar que é um grande GAP dos RH's de forma geral. Na pressa de fechar a vaga, esquecem daqueles candidatos que demostraram interesse, disponibilizaram de tempo, gasto com transporte e muitos até chegam mais tarde nas atuais empresas para comparecer ao processo, só por estes detalhes são merecedores do retorno. Além da expectativa que cada um possui ao participar de uma entrevista, ficar muitos dias na espera sem ao menos saber se foram para segunda etapa é um grande desrespeito.

Da mesma forma que o selecionador fica aborrecido ao agendar entrevistas e os candidatos não comparecerem nem justificarem a desistência, para os mesmos é frustrante não saber como andam o processo.

 Acredito que a falta de retorno se dê ao mal planejamento do departamento. Na pressa de fechar vaga, atualizar indicadores, admitir pessoas e trabalhar novas oportunidades, esquecem daqueles que compareceram no processo anterior. Por questão de respeito e estratégia o R&S deve dar uma resposta, as vezes aquele candidato pode não ter o perfil para aquela vaga em especial, mas se adequará a futuras oportunidades. 
De que forma poderá entrar em contato com candidato novamente, sendo que nem passou feedback do outro processo? Nesta altura do campeonato o responsável pela seleção já queimou o filme da empresa e dele como profissional.

Mas realmente a falta do feedback passa a imagem negativa da empresa?

 
É claro que passa! Imagina uma situação no qual duas pessoas conversam e por algum motivo alguém cita que participou da entrevista na empresa X, porém não fizeram nem questão de passar um retorno. Primeiramente vem o nome da empresa no discurso, segundo vem o RH que ficará mal visto,  e este ponto será replicado em várias situações e com pessoas diferentes na primeira oportunidade.

Medidas para o Feedback eficiente:

Conforme realize os processos, coloque a observação no currículo ou ficha do candidato referente ao perfil do mesmo. Faça uma planilha bem estruturada de processo seletivo e deixe-a aberta para alimenta-la diariamente, então coloque a observação na planilha sobre aquele candidato e por qual motivo reprovou ou se ficou de Stand By.
Poderá reservar algum dia da semana  pela manhã para ligar ou enviar e-mail informando o status do processo. Se a vaga foi fechada, motivo da reprovação,  é claro que isso deverá ser dito de forma educada e polida sem comprometer a empresa.
 Feedback: É  importante até para o candidato buscar aperfeiçoamento para oportunidades em outras organizações.
Exemplo: Reprovação em teste como Excel/ fator da disponibilidade de viagem/ reprovação por não ter domínio de idioma. Comportamental: Demonstrou muita timidez na entrevista, ansiedade que comprometeu um pouco a clareza de informações etc.


RH faça a sua parte, informe seus candidatos sobre o status da vaga e em qual etapa se encontram. Há um nível de insatisfação absurdamente alto em relação ao retorno de entrevista. Façamos a diferença, a final o nosso departamento deveria valorizar as pessoas, somos o cartão de visita da organização.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ