Lista negra da entrevista:


 

Saiba o que não fazer na entrevista.

 Esta é uma questão que deixam muitas pessoas na dúvida, mas afinal o que poderia ser prejudicial durante o processo seletivo para o candidato? Mesmo que os tópicos da lista pareçam absurdos é o que nós selecionadores presenciamos diariamente, por isso evitem passar uma imagem negativa, visto que talvez não terá outra oportunidade para se retratar.  Sabemos que muitas situações acontecem devido ao nervosismo, mas é importante trabalhar controle emocional.
 Lista:
  • Chegar atrasado: Este tópico todos já ouviram falar sobre o erro de atrasos na entrevista de emprego, por isso é importante programar-se com antecedência para evitar possíveis problemas com o relógio. Evite marcar compromissos no dia da entrevista para não correr o risco de não chegar no horário, faça rastreio de trajeto antecipadamente para que tenha noção da distância e tempo de deslocamento, planeje suas atividades para depois da entrevista. Se houver problemas que impactaram na pontualidade, ligue avisando o selecionador para verificar se há possibilidade de remanejamento de horário ou mesmo remarcação.
  • Não comparecer no processo seletivo: Isso é bem desfavorável para o candidato, pense que nunca deve fechar suas portas para mercado. No momento em que o RH liga e o convida a participar do processo, é preciso que você faça uma análise se a oportunidade é viável ou não, é muito negativo marcar presença na entrevista e nem comparecer e não atender o retorno da empresa. Caso haja dúvidas e queira pensar na proposta, informe no ato do contato que avaliará com calma e retornará para confirmar a presença ou não. E também será a oportunidade de explicar o motivo da desistência e deixar seu currículo no banco de talentos, pois quando surgir oportunidades que se adequem as suas expectativas, o selecionador lembrará de você.
  • Roupas inapropriadas: A roupa influência muito na imagem no qual passará para a empresa. Procure roupas que transmitam profissionalismo, que sejam confortáveis em caso de dinâmica. Não use roupas informais como: Decote, vestido, mini saia, short, mini blusa, bermuda etc.
  • Celular- Evite atender celular no meio da entrevista, dá a impressão que não está se importando com a situação. Ligações urgentes, avise o selecionador com antecedência. Dê preferência em deixar o aparelho no vibra call, é muito desconfortável quando celular toca ALTO e são músicas com palavrões ou barulhentas demais.
  • Falar demais- Não esqueça que está numa entrevista, por mais que sinta à vontade com selecionador, pense que ele está te avaliando o tempo todo, não é momento de ser desbocado dar detalhes que fogem do contexto da proposta etc. Exemplo: Falar que tem péssimo relacionamento familiar, que odeia levantar cedo, que brigava constantemente no trabalho ou mesmo que não queria trabalhar, mas a necessidade está falando mais alto.
  • Vitimísmo: Contar uma história triste e dizer que precisa do trabalho porque está com necessidade, este ponto não deve ser exposto. Por mais que esteja fragilizado e realmente passando por aquela situação é algo muito particular. Todos precisam trabalhar e o RH só contratará o mais qualificado. 
  • Arrogância (Funcionários e RH): Você é avaliado desde que entra no prédio da empresa, procure tratar todos os funcionários bem, independente de cargo. A educação e cordialidade tem que acompanha-lo em todo processo, quando demonstra humildade é visto com bons olhos. Muitos gestores costumam perguntar para alguns funcionários o que achou do candidato e muitas vezes a palavra deles pesam na decisão. Por isso seja SIMPÁTICO.
  • Mentir: Falar que possui disponibilidade de horário e não têm, dizer que fala inglês sem mesmo saber o verbo TO BE, dizer que concluiu a faculdade e não o fez, diz ter carro para trabalho e não possui ou se possui a documentação está atrasado. São exemplos de situações que convivemos diariamente. Fazemos um processo detalhado e demorado para buscar candidato dos sonhos e quando pensamos ter encontrado, descobrimos as informações enganosas. E depois de aprovado não consegue sustentar a mentira que contaram e temos que começar o processo tudo de novo, candidato acaba por atrasar o serviço do R&S e se prejudica por bobagem. Então seja honesto.
  •  Perguntas absurdas com respostas absurdas:
  •  Candidato: Eu queria saber se têm muito serviço no setor? É que eu não gosto muito de trabalhar, estou sendo sincero é que as contas estão chegando.
  • Entrevistador: O que você achou da proposta?
  • Candidato: Olha na verdade, na verdade vou ser sincero com a senhora. Não gostei muito não, esperava algo melhor uma empresa melhor. Mas como não apareceu nada e estou precisando de dinheiro, então aceito o trabalho.
  • Olha existem pessoas que falam isso, e obviamente não serão aprovadas.
  • Currículo amaçado ou sujo: O zelo é peça chave para causar boa impressão, então não leve currículo amaçado ou dobrado. Caso venha de transporte público, encaminhe o CV para o responsável no e-mail e o mesmo o imprimirá.
  • CUIDADO com redações: Muitas empresas utilizam como forma de avaliação a redação, ela pode vir como tema livre ou mesmo como um assunto específico. Geralmente é avaliado os conhecimentos gerais do candidato, escrita e raciocínio. Faça o melhor, escreva de forma coerente e bem estruturada.
 O que observo em muitas redações é a dificuldade de escrever, expressar-se, falta de coesão e coerência.
  • O Desinteressado (vale para indicações): Há candidatos que vão para entrevista e demonstra o maior descaso da vaga, acha que por ter sido indicado ou por ser conhecido de alguém não precisa ter postura e não precisa ser participativo na entrevista. Isto só limitam as possibilidades de ser aprovado. As vezes nem foi indicado, mas age de forma absurda achando que está na vantagem. Não faça isso, principalmente por estar sendo indicado tem que causar uma boa impressão, pense que é o nome do seu contato que está em jogo. Se contrato seja responsável e dê o seu melhor.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para uma recolocação profissional eficaz

As dores dos candidatos

MUDE DE ÁREA SEM MEDO DE SER FELIZ